Confiança: um sentimento ou uma ação? 

Escrito por Caio Almeida

Categorias:
Muitas pessoas com depressão e quadros ansiosos, ou de maneira geral, que estão vivenciando algum sofrimento emocional mais intenso podem perder a confiança em si e em suas habilidades, seja no trabalho ou em outro lugar em que surja algum pequeno desafio.

Confiança é um sentimento? Muitas pessoas com depressão e quadros ansiosos, ou de maneira geral, que estão vivenciando algum sofrimento emocional mais intenso podem perder a confiança em si e em suas habilidades, seja no trabalho ou em outro lugar em que surja algum pequeno desafio.

Confiança como sentimento

Geralmente entendemos confiança de maneira inadequada, como um sentimento que surge dentro de nós e nos impulsiona em direção a o que desejamos. Essa definição é possível, mas perigosa e um tanto ineficaz. Seria como se tivéssemos que construir esse sentimento antes de tomarmos partido de algo, antes de nos comprometermos com alguma ação.

Confiança como ação

A psicologia mostra de uma maneira diferente. Confiança pode ser considerada uma ação de confiança, ou seja, não necessariamente vou sentir algo que me impulsiona, muito pelo contrário, o mais provável é o surgimento de medo e ansiedade diante de um desafio. Do latim significa “com fidelidade”, um ato de acreditar, confiar. Quando confiamos em alguém para fazer algo, por exemplo, um bom médico que nos assista. Ao depositar confiança nele, não significa que temos certeza que os problemas serão resolvidos e nos sentimos calmos e relaxados. Significa acreditar, mas a dúvida se mantém, a ansiedade é algo normal. Mesmo assim ajo em função de desse meu ato de fé, mesmo me sentido um pouco inseguro.

Não quero dizer que não vamos buscar desenvolver também o sentimento, algo que surge naturalmente a partir da prática e experiência, mas que no caminho em busca do que queremos alcançar há muito mais medo e insegurança, e saber manejá-los é o primeiro passo para uma atitude confiante.

Dr Caio Magno – Médico Psiquiatra – São Paulo – SP

Artigos Relacionados

Preciso de psicoterapia. Para que fazer?

Preciso de psicoterapia. Para que fazer?

Será que preciso de pcicoterapia? Se você perguntar para cada paciente qual é o motivo de fazer psicoterapia vai escutar razões bem diferentes. Alguns buscam em um momento de dificuldade, outros mesmo quando não existem problemas.  Tem gente que imagina a psicoterapia...

Comunicação não violenta

Comunicação não violenta

Comunicação não violenta; o que é? li recentemente o livro “Comunicação não Violenta” do autor Marshall Rosenberg, o que me levou para o seu segundo livro, lançado mais recentemente, cujo título é “Vivendo a Comunicação Não Violenta”. Pensei que seria uma nova edição...

Botox serve para depressão ?

Botox serve para depressão ?

Tratamento de botox para depressão? É isso mesmo que você acabou de ler. Isso parece estranho, mas alguns pesquisadores estão estudando e conseguindo bons resultados com aplicação do botox na região glabelar, que é aquela parte da testa acima do nariz que contraímos...

ENtre em contato

COnsultas e sessões

Horário

Segunda a sexta-feira de 8-18h

Telefone e whatsapp

11 968806196

Email

contato@drcaio.com

Endereço

Alameda dos Maracatins 1217, Ed Superia, conjunto 912, Moema, São Paulo, SP
Cep 04089-014