Como não ser derrotado por seu mindset?

Escrito por Dr. Caio Magno

Categorias:
Como usar mindfulness para regular seu mindset? Saiba como regular seus pensamentos que te colocam para trás.

Em outro texto recente expliquei o significado de mindset e abordei os dois tipos: o fixo e o de crescimento. Nesta pequena reflexão abordo como mindfulness e terapias afins podem ajudar a regular o seu mindset.

Inicialmente, precisamos compreender qual é natureza do conceito mindset. A tradução literal pode ajudar; mentalidade. Falamos de mente, pensamentos e de maneira mais precisa de estruturas de crenças. A autora Carol Dweck estudou todo um lado da psicologia cognitiva, no entanto, apesar do seu novo conceito, ela fala das crenças, ou seja, ideais gerais, nucleares e estáveis que construímos ao longo de nossas vidas como: eu sou inteligente, eu sou competente, eu sou feio, eu consigo quando me esforço. Mindset é uma estrutura de cognições, pensamentos e crenças.

O problema está no tipo fixo, o qual infere que somos algo ao invés de que construímos algo. Se falho é porque sou incompetente, não porque eu não tinha a habilidade necessária naquele momento. Estamos falando então de super identificação. A pessoa se identifica com a ideia negativa de si, com seu mindset fixo e acaba sendo limitante para suas conquistas na vida.

E como mindfulness pode contribuir para a regulação do seu mindset?

Da mesma forma que existe identificação com o pensamento, também há a desidentificação, e qualquer processo ou prática relacionados a mindfulness sabidamente trabalham com essa habilidade. Os praticantes e os pacientes que fazem terapias baseadas nessa ferramenta com o tempo se tornam mais aptos nesse processo. Reconhecem pensamentos como pensamentos, emoções e sensações como eles são; expressões do nosso psiquismo, não como nós mesmos.

Resumo:

Mindset se refere a um conjunto específico de crenças ou cognições. O tipo fixo tem relação com uma super identificação com pensamentos do tipo: eu sou ruim, incompetente.

Mindfulness contribui para a regulação de mindset ao produzir desidentificação.

Ao se desidentificar, você reconhece pensamentos, emoções e sensações como expressões de você e do seu psiquismo, não como você mesmo.

Artigos Relacionados

A Positividade também é importante

A Positividade também é importante

A positividade é importante como a negatividade. A última leva à proteção, ajustes, reflexão. E o pensamento positivo ao engajamento e crescimento. Gente negativa é desagradável, intoxica o ambiente. Buscar elementos positivos na vida e combustível para o crescimento...

ENtre em contato

COnsultas e sessões

Email

contato@drcaio.com

Consultório

Alameda dos Maracatins 1217, Ed Superia, conjunto 912, Moema, São Paulo, SP
Cep 04089-014

Segunda - Sexta

8:00 - 20:00