Mindfulness é uma das coisas mais simples e ao mesmo tempo complexas que existe na vida. Tomo o cuidado neste post de não perder o significado principal, devaneando pelos conceitos do que é mindfulness, e nessa tentativa me afastando do seu significado.
Estado de consciência gerado
Mindfulness é o estado de consciência que surge quando levamos a atenção para o presente de maneira curiosa, aberta e sem julgamento. Essa é a descrição mais simples, mas provavelmente chega aos seus olhos de maneira pouco clara. Entendemos que cada pessoa deve experimentar mindfulness para poder, através dessa experiência, falar de um lugar mais próximo da realidade. É estar presente momento a momento.
Práticas de meditação
Para acessar esse estado de consciência, inicialmente nos engajamos em práticas meditativas baseadas em mindfulness como mindfulness da respiração, escaneamento corporal, mindfulness dos movimentos e a meditação sentada.
Programas de mindfulness
Também, frequentemente se usa o termo mindfulness para as práticas que tem como foco acessar esse estado, e para os programas que se munem dessas práticas para facilitar desenvolver essa habilidade.
Portanto mindfulness pode ser o estado gerado pela meditação, a própria meditação e os programas que detêm essas práticas.
Mindfulness como traço
Não só, mindfulness também pode ser considerado um traço, uma característica que pode ser aferida por questionários. Algumas pessoas já possuem esse traço mais desenvolvido que outras. Apesar do que todos nós podemos desenvolver.
Praticar mindfulness é simples, mas demanda compromisso e esforço de tempo e energia. Colocar como algo importante na vida, deixar de fazer outras coisas para praticar, lidar com as inúmeras distrações que possam surgir. Nesse sentido que é algo difícil. No entanto, quando praticamos reconhecemos que é simplesmente estar, deixar a mente repousar no presente, sem esforço e com gentileza.
Leia mais textos aqui.
Dr. Caio Magno – Psiquiatra e terapeuta.